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O que é NOC? Que vantagens eu tenho ao implantar em minha empresa?

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Um termo que tem ganhado destaque como uma boa prática para TI é NOC, que significa Network Operation Center, Centro de Operações de Rede, em inglês.

Por definição é um local onde se realiza o monitoramento e gestão dos eventos de TI. Através de softwares específicos, uma equipe especializada monitora os alertas gerados pelos ativos de TI. Ativos de TI são os computadores, roteadores, gateways, etc. Essa equipe atua de forma preventiva e proativa com o objetivo de manter o ambiente de TI o mais estável possível.

O NOC vai além de apenas monitorar, ele é responsável pela execução de scripts para estabilização dos incidentes de forma imediata, geração de informações para as equipes de suporte de infraestrutura, criação de relatórios de capacidade e disponibilidade dos ativos de TI entre outras atribuições.

Essa prática já é bem difundida em grandes corporações, mas vem tornando-se muito popular entre as pequenas e médias empresas uma vez que a disponibilidade dos sistemas e agilidade na recuperação em caso de problemas tem se tornado um diferencial competitivo no mercado.

Através do NOC diversas informações são extraídas dos ativos de TI, a análise destas informações proporciona prever necessidades de investimentos ou falta de capacidade da infraestrutura atual, agindo preventivamente o gestor de TI melhora a maturidade de TI da empresa, reduz o downtime dos serviços e aumenta a satisfação dos usuários.

Um NOC pode operar em escala de 24 horas; em empresas onde a disponibilidade dos sistemas é essencial para o negócio, a implantação de um NOC torna-se imprescindível.

O NOC pode ser interno ou terceirizado, o modelo terceirizado é substancialmente mais barato que a implantação de um NOC interno, outro fator interessante na terceirização é a disponibilidade da equipe interna de TI em assuntos estratégicos para o negócio, quando o ambiente de TI é corretamente monitorado, a disponibilidade dos serviços aumenta e a equipe interna de TI passa a dispor de mais tempo para se dedicar ao negócio e levar mais inovação à empresa.

O NOC da Blue Solutions atende atualmente cerca de 50 empresas, são mais de 500 servidores e 15.000 serviços monitorados 24 horas por dia, 7 dias por semana.

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