Notícias e Eventos Blue Solutions

Atualizações sobre produtos, Informações Técnicas, Dicas para Ambientes de TI, Virtualização, NOC, Operações de TI, Serviços de Segurança, Serviços Gerenciados, Recuperação de Desastres, Continuidade de Negócios e notícias da Blue Solutions.

Nova norma ABNT estabelece critérios para Segurança em Serviços em Nuvem

Nenhum comentário
Está em fase de Consulta Nacional a próxima norma referente à segurança da informação, a ABNT NBR ISO/IEC 27017 que estabelece um "Código de prática para controles de segurança da informação com base ABNT NBR ISO/IEC 27002 para serviços em nuvem".

Disponibilizado no último dia 6/Maio em Consulta Nacional, a norma deve receber os últimos ajustes e sugestões até dia 06/Junho para a seguir ser publicada como norma oficial pela ABNT.

A nova norma trata sobre controles de segurança para a prestação de serviços em nuvem, tanto para clientes quanto para fornecedores, indicando pontos de controles, políticas e requisitos de segurança a serem adotados por ambos os lados.

Como é baseada na ABNT NBR ISO/IEC 27002, muitas partes do texto fazem referência à mesma, então é aconselhável fazer a leitura em conjunto para um melhor entendimento.

Os principais temas tratados nesssa norma são:

  • Gestão de Ativos
  • Gestão de Fornecedores
  • Segurança Física
  • Criptografia
  • Monitoramento
  • Continuidade dos Negócios

Recomendamos a leitura e aplicação da norma para os provedores de serviços e clientes já usam ou pretendem usar serviços críticos em nuvem. Para ter acesso a essa versão prévia na íntegra basta se cadastrar no portal de Consulta Nacional da ABNT nesse link e buscar a norma dentro do CB-21.

Matérias relacionadas:





Sobre o autor
Fernando Ulisses dos Santos
Diretor de P&D na Blue Solutions e Business Monitor
Especialista em Segurança da Informação
Certificado VCAP-DT
Fernando Ulisses dos Santos

Nenhum comentário :

Postar um comentário